4 Categorias Básicas do Cicloturismo

133

O cicloturismo se difere do uso da bicicleta para esporte, competição, lazer e recreação. No cicloturismo a bicicleta é utilizada como meio-de-transporte para ir conhecer uma região ou lugar.

O cicloturista pode percorrer pequenas distâncias dentro de sua cidade, viajar até uma cidade vizinha e voltar no mesmo dia, cruzar um estado durante um feriado, ou até mesmo viajar meses ou anos por muitos países e continentes.

O cicloturismo em si poderia ser classificado em quatro categorias básicas, da seguinte maneira:

Cicloturismo Urbano: Diferente de uma pedalada ou passeio ciclístico. A bicicleta é usada como meio-de-transporte dentro da cidade para visitar lugares históricos ou culturais.

Cicloturismo de Curta Distância: Viagens curtas de 1 ou 2 dias de duração, geralmente de ida-e-volta entre duas cidades.

Cicloturismo de Média Distância: Num passeio de 3 a 7 dias, distâncias maiores podem ser percorridas e ainda sobrar tempo para conhecer bem os lugares visitados.

Cicloturismo de Longa Distância: Semanas, meses, anos. Geralmente as viagens mais longas são uma grande experiência de vida. Demandam um bom planejamento e experiência de aventuras passadas.